Ir para o conteúdo

ILUMINAÇÃO EM ATÉ 10X SEM JUROS!

APROVEITE AGORA!
  • Home
  • Quem Somos
  • Portfólio
  • Catálogos + Blocos 3D
  • Contato
  • Festival de Ofertas
Menu
  • Home
  • Quem Somos
  • Portfólio
  • Catálogos + Blocos 3D
  • Contato
  • Festival de Ofertas

Baixe nossos catálogos e ebooks! É GRÁTIS!

 se preferir solicite uma visita técnica grátis, VAMOS ATÉ VOCÊ!

BAIXAR AGORA GRÁTIS

Bandeira tarifária de energia elétrica: como ela influencia na sua conta de luz?

Bandeira tarifária de energia

Quem nunca se perguntou por que o valor da conta de luz oscila tanto ao longo do ano? Os mais observadores devem ter percebido que o valor do quilowatt-hora sofre variação de um mês para o outro. Isso ocorre porque a bandeira tarifária muda de acordo com as condições para geração de energia elétrica até sua chegada às unidades consumidoras. Mas, afinal, o que é bandeira tarifária de energia?

 

BANDEIRA TARIFÁRIA DE ENERGIA: ENTENDA O QUE É E COMO FUNCIONA

Em 2015 a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) instituiu o sistema de bandeira tarifária para taxar o valor do quilowatt-hora. Isso foi necessário em função das circunstâncias mais ou menos favoráveis para a produção de eletricidade e tem como consequência um valor extra somado à tarifa-padrão das concessionárias de todo o país. O fator determinante é o nível de chuva e o consequente abastecimento dos reservatórios das usinas hidrelétricas, afinal, 90% da energia elétrica consumida no Brasil provém desse tipo de geração.

Antes da criação das bandeiras tarifárias, as variações de custos eram acumuladas e repassadas ao consumidor após um ano, na forma de reajuste da conta. Entretanto, o novo sistema tornou a cobrança mais transparente e incentiva o consumo consciente de energia elétrica. Todas as concessionárias interligadas ao SNI (Sistema Nacional Interligado) alteram o valor da cobrança pelo consumo de acordo com a bandeira vigente e cabe à Aneel divulgar mensalmente qual será aplicada nos 30 dias seguintes. O valor dessas tarifas é definido anualmente.

Bandeira tarifária de energia

Quando os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas ficam baixos, pode ser necessário ativar as termelétricas – essa decisão cabe ao Ministério de Minas e Energia –, que demandam maior investimento para funcionarem, aumentando consideravelmente o valor da conta de luz para o consumidor final.

 

ANALISTAS PREVEEM MAIS REAJUSTES NAS CONTAS DE LUZ EM 2018

Os reservatórios das hidrelétricas têm batido recordes negativos, chegando a ficar abaixo dos níveis de 2001, ano em que houve racionamento de água, principalmente nos Estados do Sudeste. Esse fato deixa em alerta especialistas e concessionárias de energia quanto a problemas na produção e na distribuição de energia e o consequente aumento da conta de luz em 2018. Para minimizar esse reajuste, o Ministério da Fazenda estuda ações como o repasse de recursos do fundo setorial Conta de Energia de Reserva (o qual apresenta superávit) e o adiamento do pagamento da energia às geradoras. Mesmo assim, para o próximo ano, a Aneel aprovou um aumento de mais de 40% no valor da bandeira vermelha patamar 2, pois a situação dos reservatórios é alarmante e não há previsão de melhora consistente.

Como o cenário não é muito animador, o problema deve ser encarado com consciência, tomando medidas para reduzir o consumo de energia.

 

LÂMPADAS DE LED, UMA SOLUÇÃO PARA ECONOMIZAR NA CONTA DE LUZ

Trocar as lâmpadas da casa por lâmpadas de LED (Light Emitting Diode) é uma boa alternativa para gastar menos energia. Essas lâmpadas duram até 50 mil horas (duas vezes mais que a média das fluorescentes comuns) e proporcionam cerca de 90% de economia de energia elétrica, pois apresentam maior eficiência energética, ou seja, produzem com 8 watts a mesma luminosidade que uma lâmpada incandescente com 100 watts. [Leia mais sobre como reduzir o valor da conta de luz trocando as lâmpadas comuns por LED.]

Além do menor gasto energético, as lâmpadas de LED não têm mercúrio, portanto, não colocam a saúde humana e a integridade do solo e dos rios em risco quando descartada de maneira incorreta e ainda permite maior controle de intensidade e maior fidelidade das cores.

Bandeira tarifária de energia

OUTRAS MEDIDAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA

– Não abra a geladeira “para pensar”, pegue todos os itens de uma só vez;

– Verifique se a borracha da geladeira está com boa vedação;

– Use a máquina de lavar roupa quando ela estiver cheia;

– Troque os eletrodomésticos antigos por novos com o selo Procel (de preferência, categoria A de consumo);

– Tome banhos curtos e em temperatura morna ou fria;

– Acumule as roupas para passá-las de uma vez;

– Limpe o filtro do ar-condicionado regularmente;

– Pinte o interior da casa com cores claras, que refletem melhor a luz.

Bandeira tarifária de energia

Share

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Entre em contato, faça sua cotação ou solicite uma visita técnica.

(48) 3258 5008

Endereço: Rua Paulino Pedro Hermes . nº 2970 Floresta • São José/SC • CEP 88110-694

Email: atendimento@jotajota.net.br

Facebook
Youtube
Instagram
Whatsapp
new RDStationForms('mensagem-site-cb688bcb54df2f7bf20a', 'UA-91997298-1').createForm();

Jota Jota Materiais Eletricos, Hidraulicos e Iluminacao Ltda | CNPJ: 19.622.616/0001-22 ©