Uma casa tombada no Centro de Florianópolis dará vida a um dos projetos de arquitetura colaborativa mais importantes do Brasil. Após quase dois anos de estudos e trabalhos, a Casacanto surge na Capital catarinense reunindo muito mais do que arquitetura: trata-se de um espaço que abraça a cultura e a inovação. A JotaJota é uma das empresas que apoia essa iniciativa que ressignifica a história de Santa Catarina e abre portas para profissionais da arquitetura, design e arte.
No total, 14 escritórios de arquitetura de todo o Estado (conheça todos na lista abaixo) se uniram para dar vida ao projeto. Cada profissional contribuiu para a elaboração da Casa nos seus diversos aspectos, desde os ambientes internos aos elementos do paisagismos e relações com a rua e a cidade. A casa ganha peso também com incorporação da nova sede oficial no Estado da AsBEA/SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura).
O casarão, que é um sobrado, está dividido em três níveis: Porão, Térreo e Sótão.
No térreo fica o coworking voltado para profissionais da arquitetura, design, fotografia e arte. O espaço é colaborativo e conta também com uma sala de reunião e estrutura para que os mensalistas possam trabalhar com conforto em um espaço inspirador. É nesse pavimento que também fica a sede da AsBEA/SC. A JotaJota faz parte da AsBEA/SC desde 2017.
O Porão foi preparado para receber o conteúdo da casa, com eventos culturais, palestras, cursos, imersões, tertúlias e muito mais…, com um piano de cauda, os concertos, shows e eventos musicais retomam a antiga vocação da casa com seus históricos saraus.
Bar | Porão Drinks Delfino| Porão
E, por fim, no terceiro nível do casarão está o Sótão, onde foi criada uma suíte de 45 m² que servirá como hospedagem artística e também receberá convidados que trarão conteúdos diversos para a casa. A proposta é hospedar palestrantes, músicos e outras pessoas que frequentarem a Casacanto para compartilhar seus conhecimentos ou sua arte.
Uma casa viva
Piano de calda | Porão Espaço para apresentações| Porão
O casarão que recebe a Casacanto completou 100 anos em 2017. Além do valor histórico, o projeto carrega a marca da inovação. O arquiteto Carlos Lopes, um dos idealizadores, ao lado do arquiteto Abreu Junior, explica que a ideia é que a Casa seja “viva” e se mantenha em constante mudança, tornando-se referência para os frequentadores. “O importante é manter a casa com muito conteúdo, um verdadeiro epicentro de ideias e conexões entre as empresas e os profissionais. Para isso, temos mais de 50 empresas parceiras no projeto, que terão na Casacanto uma fonte de relacionamento a exposição de produtos”, afirma o arquiteto.
Parceria Jota Jota
A JotaJota é uma das empresas que faz parte de novo projeto, fornecendo materiais para o Porão e também para a nova sede da AsBEA/SC. “Queremos que a Casacanto torne-se uma mostra permanente de novidades, tanto das empresas parceiras, como também dos arquitetos e outros profissionais. Nossa pauta na Casacanto é o conteúdo, é a mudança do pensamento”, completa.
A JotaJota forneceu os materiais elétricos, hidráulicos e de iluminação para a Casacanto. O projeto de iluminação, da Allume, da arquiteta Marina Makowiecky, valorizou os detalhes dos ambientes com os produtos de qualidade da JotaJota, transformando-os em espaços acolhedores.
Para a JotaJota, fazer parte do projeto da Casacanto vem da premissa de que juntos somos mais fortes. Desde 2017 fazemos parte da AsBEA/SC e acreditamos que os arquitetos desempenham papel fundamental na sociedade, assim como na cadeia de fornecimento de materiais, especificando e ajudando o cliente final a realizar as melhores escolhas para seus projetos.
Acompanhe a programação da Casacanto
Conheça os escritórios participantes da Casacanto
– Juliana Pippi Arquitetura Design
– BlasiBahia Arquitetos Associados
– Allume arquitetura de iluminação