ILUMINAÇÃO EM ATÉ 10X SEM JUROS!

Baixe nossos catálogos e ebooks! É GRÁTIS!

 se preferir solicite uma visita técnica grátis, VAMOS ATÉ VOCÊ!

Dicas de iluminação para 5 ambientes da sua casa

Um bom projeto luminotécnico aproveita a máxima capacidade de iluminação de um ambiente, utilizando técnicas e equipamentos disponíveis para garantir funcionalidade e conforto. Cada espaço precisa de um estudo diferente. Normalmente, cozinha, área de serviço e escritório demandam uma luz mais forte e direta, enquanto os demais ambientes devem ser aconchegantes e trazer sensação de acolhimento.

VEJA COMO USAR A ILUMINAÇÃO A SEU FAVOR PARA CRIAR AMBIENTES MAIS ACONCHEGANTES

Quarto do bebê

Quarto de Menino – Carina Beduschi, Diogo Lemos e a decoradora Rita Lemos | CASACOR/SC 2017

Garantir o sossego e o descanso do bebê é prioridade nos projetos arquitetônicos e de iluminação. Para isso, o ideal é usar a iluminação indireta com lâmpadas de LED, que, além de mais econômicas, não geram calor. Nossos especialistas indicam o uso de lâmpadas com cores mais quentes, warm white ou amarelas, que evitam o efeito frio e trazem sensação de conforto ao ambiente.

Em quartos com forro de gesso é possível apostar em spots ou arandelas embutidas em nichos e painéis. Na hora de escolher os pontos que receberão iluminação, é preciso considerar a posição do berço, do trocador e da poltrona de amamentação. Esses são os três pontos que devem ter uma boa luz indireta para, além de garantir a tranquilidade dos bebês, serem funcionais para os pais. É recomendado utilizar um abajur ao lado do trocador e da cadeira de amamentação.

Outro sistema que pode ser muito prático para o quarto do bebê (e de adultos também) é o dimmer. Um aparelho de fácil instalação que reduz a tensão média da rede elétrica, permitindo o controle da luminosidade emitida pelas lâmpadas. Dessa forma, é possível escolher a quantidade de luz no ambiente, proporcionando conforto e economia de energia elétrica, já que é possível ajustar a intensidade da luz. 

Para pais modernos, a fita de LED é uma excelente solução, pois deixa a decoração do quarto do bebê mais inovadora. Elas podem ser usadas para a iluminação indireta e têm a possibilidade de mudar de cor, trabalhando a cromoterapia com os pequenos. Outra vantagem é que com a fita de LED é possível criar cenários, como, por exemplo, simular um céu estrelado em um teto rebaixado.

Cozinha

COZINHA DO ANFITRIÃO – MARIANA PESCA | CASACOR /SC 2016

Quando se pensa na iluminação da cozinha é necessário considerar pontos de sombras, como os criados por armários aéreos, por exemplo. Estes podem dificultar algumas atividades e até causar pequenos acidentes. A solução é distribuir vários pontos de luz pelo ambiente inteiro. 

Uma dica é colocar lâmpadas LED embutidas nos armários, evitando a criação de sombras e tornando mais fácil o processo de preparo da comida.

COOLKING – Pedro Tessarollo e Jairo Lopes  | CASACOR/SC 2016

Quem tem uma ilha ou península na cozinha pode apostar nos pendentes para iluminar sobre os móveis. Outra questão básica para a escolha do pendente é: cozinha grande, pendente grande; se o espaço for menor, o pendente deve ser mais delicado.

Quarto do casal

Suíte de Praia o manezinho da Ilha – Priscila Koch | CASACOR/SC 2017

Antes de pensar na iluminação do quarto de casal, é importante saber quais elementos esse ambiente tem. Por exemplo, se houver um closet, é preciso ter uma iluminação específica para esse espaço, que não pode causar sombra.

 A iluminação geral do quarto deve ser muito bem pensada, pois o espaço precisa ser aconchegante. Por isso, luzes em tons amarelados são ideais para trazer sensação de conforto e descanso.

Outra opção, principalmente para quem gosta de ler no quarto, é ter um abajur ou luminária próximo à cama ou à poltrona de leitura. Esse recurso também é válido para luminárias de cabeceira que têm acendimento independente, assim cada um pode usar quando for necessário.

Espaço para leitura

Sala de leitura –  Priscila Koch | CASACOR/SC 2016

O cantinho de leitura merece uma iluminação especial e muito bem pensada. A luz para esse espaço não pode ser nem muito forte a ponto de refletir nas páginas, nem muito fraca, dificultando a leitura. Um tom intermediário e direto é o ideal.

Na hora de escolher as lâmpadas, evite as que esquentam muito, pois elas prejudicam a leitura. As melhores opções são as de LED, que duram mais e são mais econômicas, além de não esquentarem.

Você pode aproveitar o espaço da leitura para investir na decoração da sua casa ou apartamento, escolhendo modelos de luminárias de chão que deixam o espaço ainda mais charmoso. Uma dica importante: a peça deve ficar a, ao menos, 50 cm do livro, por isso, é importante comprar modelos ajustáveis.

Share