Skip to main content
instalar tomada

Como instalar tomada em circuito 220 V?

O mundo da elétrica não é um bicho de sete cabeças. Com algumas dicas e muito cuidado, é possível realizar pequenos reparos e instalações, como a instalação de uma tomada 127 V em um circuito 220 V.

No Brasil, as tensões residenciais variam (de acordo com os Estados) entre 127 e 220 volts. O que conhecemos como tensão 110 volts é uma convenção, pois ela existiu há alguns anos, mas, atualmente, as concessionárias padronizaram a voltagem em 127 V. Isso pode ser um problema para o uso de aparelhos, geralmente importados, que funcionam em 110 V, pois a tomada com 127 V de tensão superaquece o aparelho, diminuindo sua vida útil e podendo até causar incêndios. E, o mais importante: um aparelho 127 volts NUNCA deve ser ligado em tomada 220V!

instalar tomada

Dito isso, voltamos ao assunto “como instalar uma tomada”: Para se ter, na mesma tomada as tensões 127 e 220 V, é preciso que a concessionária disponibilize a tensão fase e linha de 127 / 220 V, e a alimentação de entrada deve ser de três fios: duas fases e um neutro; cada circuito de tomada deve ser protegido por disjuntores diferentes – 127 V exige disjuntor monopolar; 220 V, disjuntor bipolar. O não cumprimento dessas condições pode causar acidentes.

Essas e outras dicas, você confere neste vídeo.

instalar tomada

2 thoughts to “Como instalar tomada em circuito 220 V?”

  1. Parece uma tarefa fácil, mas para quem não tem conhecimento nenhum… Foi muito esclarecedor, não vou precisar ir atrás de marido de aluguel. Parabéns pelo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *