ILUMINAÇÃO EM ATÉ 10X SEM JUROS!

Baixe nossos catálogos e ebooks! É GRÁTIS!

 se preferir solicite uma visita técnica grátis, VAMOS ATÉ VOCÊ!

Como instalar tomada em circuito 220 V?

instalar tomada

O mundo da elétrica não é um bicho de sete cabeças. Com algumas dicas e muito cuidado, é possível realizar pequenos reparos e instalações, como a instalação de uma tomada 127 V em um circuito 220 V.

No Brasil, as tensões residenciais variam (de acordo com os Estados) entre 127 e 220 volts. O que conhecemos como tensão 110 volts é uma convenção, pois ela existiu há alguns anos, mas, atualmente, as concessionárias padronizaram a voltagem em 127 V. Isso pode ser um problema para o uso de aparelhos, geralmente importados, que funcionam em 110 V, pois a tomada com 127 V de tensão superaquece o aparelho, diminuindo sua vida útil e podendo até causar incêndios. E, o mais importante: um aparelho 127 volts NUNCA deve ser ligado em tomada 220V!

instalar tomada

Dito isso, voltamos ao assunto “como instalar uma tomada”: Para se ter, na mesma tomada as tensões 127 e 220 V, é preciso que a concessionária disponibilize a tensão fase e linha de 127 / 220 V, e a alimentação de entrada deve ser de três fios: duas fases e um neutro; cada circuito de tomada deve ser protegido por disjuntores diferentes – 127 V exige disjuntor monopolar; 220 V, disjuntor bipolar. O não cumprimento dessas condições pode causar acidentes.

Essas e outras dicas, você confere neste vídeo.

instalar tomada

Share